quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Facebook para educadores: Utilize os recursos para se comunicar com estudantes e pais


Reconhecemos que como um educador, você esteja preocupado métodos apropriados de comunicação entre você e seus alunos. O post  “Facebook para educadores” vai falar sobre os recursos  das páginas e dos grupos do Facebook para se comunicar com os estudantes e pais.
Para quem conhece há pouco tempo o Facebook, isso pode parecer um pouco confuso. Aqui queremos facilitar a sua compreensão. Tudo ficará mais claro se você entender esses quatro recursos do Facebook:
“Home” – Aqui se encontra o seu próprio Feed de Notícias, que inclui atualizações provenientes de seus amigos.
“Perfil” – Mostra a foto, os interesses e outras informações sobre o dono da conta.
“Grupos” – Trata-se de uma boa ferramenta para projetos. Os grupos podem ser fechados, abertos ou privados.
“Páginas” – As páginas são espaços públicos para empresas e celebridades, entre outras coisas.


Explicaremos estes itens em ordem. O propósito não é analisar todo o Facebook, e sim mostrar como você pode usar grupos e páginas para se conectar com estudantes sem precisar “ser amigo” deles no Facebook.
Home no Facebook 
Quando você se loga no Facebook, a primeira coisa que você vê é a sua “homepage.” É nela que se encontra o seu feed de notícias, que é atualizado na maior parte pelos seus amigos.
A sua homepage no Facebook pertence exclusivamente a você. Cada pessoa vê um feed de notícias diferente em sua homepage. O feed de notícias é um fluxo permanente de atualizações, fotos, links e check-ins de seus amigos. Ele também mostra atualizações de páginas que você “curte” ou de grupos aos quais você pertence. Se você curte, por exemplo, a página da Blackboard Brasil (falaremos sobre páginas mais adiante), então atualizações provenientes da Blackboard Brasil entrarão no seu feed de notícias em sua homepage.
As pessoas que estão no Facebook passam boa parte do seu tempo navegando pela sua homepage, pois é nela que ficam reunidas todas as novas informações sobre seus amigos.
Perfil no Facebook 
O seu perfil é diferente da sua homepage. Quando você cria pela primeira vez uma conta no Facebook, você será instado a criar um perfil para si, com informações como a sua cidade natal, o seu nível educacional e o seu histórico profissional, de quais esportes você gosta e as suas músicas favoritas, bem como seus filmes e seriados preferidos. (Observe que o fornecimento dessas informações é opcional e que a disponibilidade delas para outras pessoas no Facebook depende das suas configurações de privacidade.)
O perfil é o que as outras pessoas veem no Facebook quando estão buscando por você. Quando você posta alguma coisa no Facebook, isso é adicionado ao seu perfil, de tal modo que as pessoas possam saber o que você está pensando, o que você está fazendo e como você está interagindo com outros amigos no Facebook.
Quando você se torna amigo de pessoas no Facebook, elas tipicamente obtêm acesso ao seu Perfil. E você, da mesma forma, também pode ver os Perfis delas.
A maioria dos educadores não deseja que os estudantes naveguem por seus perfis. Por quê? É que o seu perfil pode ter muitas informações pessoais a seu respeito, incluindo fotos postadas por outras pessoas. Pelas mesmas razões, a maioria dos educadores não procura navegar pelos Perfis de seus alunos. Trata-se de uma boa maneira de respeitar a privacidade dos estudantes – e de fazer com que os estudantes respeitem a sua privacidade.
Você não precisa “ficar amigo” de estudantes (ou dizer “sim” para solicitações de amizade da parte deles) para interagir no Facebook. Na verdade, encorajamos os professores para que estabeleçam grupos e páginas no Facebook para essas interações, o que explicaremos a seguir.
Grupos no Facebook
Os grupos no Facebook representam um espaço online onde as pessoas podem interagir e compartilhar coisas com os outros. Trata-se de uma ótima maneira para que os estudantes trabalhem em projetos cooperativos uns com os outros e com você. E repetindo, você não precisa ser amigo de alguém no Facebook para poder interagir com ele em um grupo.
Num âmbito educacional, sugerimos que você crie grupos que sejam “fechados”, e não “abertos”. Isso significa que, embora a lista de membros do grupo seja aberta, o conteúdo do grupo é privado, disponível apenas para seus membros. Isso ajuda a proteger a privacidade de seus alunos.
Quando o membro de um grupo posta alguma coisa no grupo, como um artigo, os outros membros receberão uma mensagem no Facebook ou uma mensagem de texto proveniente do Facebook com essa atualização. Por exemplo, você, enquanto professor, poderia postar uma questão de estudo para um grupo de projeto de aula. Todos os estudantes que fossem membros seriam notificados.
Encare isso como uma oportunidade para que você amplie o aprendizado para além das paredes da sala de aula tradicional. Quando você usa um grupo no Facebook para complementar aquilo que ensina na sala de aula, está proporcionando aos estudantes oportunidades de um aprendizado on-demand.
Lembre-se: A maiorias dos seus alunos já estão usando o Facebook em seus telefones celulares enquanto estão em casa ou andando de ônibus. Isso abre novas portas para o ensino e o aprendizado.

Páginas no Facebook
Em um ambiente educacional, acreditamos que a interação entre estudantes e professores deve ser aberta, transparente e segura. As páginas no Facebook são apropriadas para isso.
As páginas permitem que você interaja com um conjunto específico de outros membros do Facebook. Para um professor, isso pode incluir estudantes e seus pais. Uma página no Facebook é algo aberto ao público; qualquer um pode curtir a página e obter atualizações em seu feed de notícias a partir do administrador da página (neste caso, de você, o professor).
As páginas criam uma maneira fácil para que professores e alunos compartilhem links relevantes, como matérias de jornal, vídeos online ou feeds RSS provenientes do blog da sala de aula ou do website da sua escola. Páginas do Facebook também contam com recursos interativos, incluindo observações (que são como entradas em um blog) e comentários. Esses recursos de página permitem que você amplie o ensino além da sala de aula. Você pode, por exemplo, continuar uma discussão que teve início em aula.
De um lado, você pode criar uma página para a sua aula. De outro, você pode fazer com que os alunos curtam uma página que outros criaram. Quando você curte uma página, você passa a assiná-la para receber seus novos conteúdos.
Como você pode ver, as páginas podem abrir novas oportunidades para o ensino e o aprendizado. Assim como os grupos, o conteúdo das páginas pode alcançar os estudantes quando eles se encontram fora da sala de aula. A maioria dos jovens já está acessando o Facebook com seus telefones celulares quando estão longe da escola. Agora, a oportunidade didática pode alcançá-los onde eles moram e se divertem online.


 Fonte:Blackboard, acesso em 02/04/2013.

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