segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Como utilizar o tablet em sala de aula.

Com a popularização dos tablets e do uso da tecnologia em sala de aula, vale a pena investir em atividades que realmente façam a diferença no aprendizado dos alunos. Simplesmente colocar o tablet em sala de aula não é produtivo, pelo contrário, atrapalha a concentração e rendimento dos estudantes. Por isso, as escolas e os professores devem trabalhar em conjunto para que o uso das tecnologias seja saudável, equilibrado e com objetivos claros.



Tablets em sala de aula: Atividades de Produção

Google Docs
Crie um projeto de escrita colaborativa em que todos os alunos são envolvidos na confecção de um romance.

YouTube
Os alunos podem produzir vídeos de resumo e explicação daquilo que aprenderam durante o semestre ou sobre profissões que desejam seguir.

Instagram
Colete evidências visuais de um problema (como o trânsito) ou evento usando o Instagram.

Google Maps
Demonstre como uma filosofia ou ideia é espalhada pelas diferentes culturas usando o Google Maps.


6 motivos para usar tablets na sala de aula


1) Nos tablets fica fácil mostrar textos e apresentações
O gadget oferece uma experiência de e-books única com sons, vídeos e imagens. Esses elementos são impossíveis de serem incorporados em livros impressos. Ler sobre música? Não é possível escutá-la no gadget. Por que ver uma imagem de discurso se com um toque é possível vê-lo? O resultado de usar esse tipo de aparelho é uma experiência mais integrada que deixará os estudantes mais entusiasmados e atentos.

2) Os alunos estão prontos para a tecnologia
Ainda que os tablets sejam um fenômeno recente, muitos estudantes já usam tecnologias como smartphones há muito tempo e já estão acostumados com a tecnologia touch screen. As escolas e universidades não utilizarem a tecnologia já existente desestimula os estudantes.
Muitos já estão acostumados a usar o gadget em tarefas além de jogos e acesso a redes sociais. De acordo pesquisa realizada pela Nielsen, 35% dos usuários do gadget já não usa muito seus computadores e 32% de usuários de notebooks e computadores também já optam por trocar de plataforma.

3) O gadget cabe na vida dos alunos
O tablet é fino e leve, o que facilita muito o transporte de casa para a aula. Além disso, a bateria não acaba rápido evitando assim transportar o carregador junto. Esqueceu o que o professor disse na aula? É possível escutar todo o áudio e pegar as melhores anotações mais calmamente em casa.

4) Desenvolvimento de softwares
Muitos softwares estão sendo desenvolvidos especialmente para tablets. Eles estão muito compatíveis com as aulas, pois permitem acesso a conteúdos online, entre outros. Um aplicativo que pode ser muito útil é o Blackboard que passa todas as informações escritas na lousa para o aparelho dos estudantes.

5) Tablets integram tendências
Os estudantes buscam aprender as informações com novas experiências e os tablets se alinham a esse desejo devido à portabilidade e conectividade que eles proporcionam. Os estudantes podem, então, trabalhar em qualquer lugar do campus ou da escola e tem a certeza de que o trabalho está salvo na central e acessível em qualquer aparelho.

6) O gadget se torna a cada dia mais disponível
Um dos principais motivos da demora do tablet para entrar no campo da educação foi que não era acessível a toda população. Entretanto esse cenário começa a ser modificado especialmente pela diminuição do preço de custo e do surgimento de outros modelos e marcas.

Como administrar tablets em sala de aula

Uma sala de aula cheia de tablets e outros aplicativos pode se transformar em uma grande confusão. Conheça algumas dicas para que isso não aconteça
Se uma escola decide optar pelo uso de tablets em sala de aula, deve considerar diversas questões, desde a metodologia de uso à forma como irão armazenar os equipamentos. Pensar nisso é muito importante, pois esses fatores influenciam diretamente o sucesso ou fracasso do investimento realizado. Além disso, alunos e educadores devem estar com objetivos e estratégias de ensino e aprendizado alinhados. Dessa forma, os regulamentos serão respeitados e aula poderá render com eficiência garantida.

Acesso em 27/09/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário